19
set

A Secretaria Municipal da Segurança Cidadã e Trânsito, iniciou na manhã de quarta-feira(18), no Colégio Municipal Padre Vieira, a Semana Nacional do Trânsito no Município de Barreiras, com uma programação educativa para chamar a atenção dos desrespeitos as leis de trânsito praticadas pelos motoristas e pedestres, onde geram acidentes e mortes.
Além do secretário Álvaro Sampaio Junior, estiveram presentes ao evento a vice-prefeita Karlucia Macêdo, secretários, vereadores, integrantes da Guarda Municipal e Cootrans, além de professores e alunos da unidade escolar.

Publicidade

Com o tema definido, pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), para este ano, ”No Trânsito, o Sentido é a Vida”, várias ações educativas acontecerão durante toda a semana nos colégios e em logradouros da cidade, para mobilizar a sociedade na conscientização social sobre os cuidados básicos que todos devem ter no trânsito.
A iniciativa tem nas ações, propor uma reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade. Trata-se de um estímulo a todos os condutores, passageiros e pedestres se conscientizarem por um trânsito mais seguro, contribuindo com a diminuição dos acidentes.
Durante o evento, aconteceu uma apresentação musical de alunos do Colégio Municipal Padre Vieira, uniformizados com cores alusivas a dos semáforos, alertando para que motoristas e pedestres respeitem a sinalização.
“No trânsito, deve haver consenso entre toda a sociedade para promover o respeito e a cidadania. É essencial saber agir corretamente frente às diversas situações no trânsito, reconhecendo e mudando hábitos e posturas negativas”, salientou o vereador César da Vila, após a apresentação dos alunos.
A Semana Nacional de Trânsito é comemorada entreos dias 18 e 25 de setembro. Visa clarificar não só os motoristas, mais também os ciclistas e pedestres, para as ações que transformam o trânsito em um ambiente seguro para todos.

Algumas das atitudes que ajudam a evitar acidentes no trânsito são:

Não dirigir alcoolizado;
Não usar o celular enquanto dirige ou atravessa as ruas;
Não ultrapassar o limite de velocidade;
Usar sempre o cinto de segurança;
Atravessar a rua nas faixas de pedestres;
Não transitar no acostamento
Conhecer e respeitar todos os sinais e leis de trânsito.
#Blog do Boka/ Geraldo Bomfim

* Confira a Galeria das Imagens desta Notícia: