30
nov

Um dos maiores clássicos da atualidade do futebol barreirense acontece na noite deste sábado (30), a partir das 19h30 no Estádio Geraldão, pelas quartas de final do Campeonato Barreirense de Futebol, Morada da Lua vs Vila Brasil.

Este clássico não se resume apenas dentro das quatro linhas onde os 22 jogadores se desdobram para saírem vencedores e depois se vangloriarem da superioridade quando saem com a vitória ao final do jogo. Fora delas há uma disputa acirrada dos dirigentes. Para eles tão importante quanto as conquistas dos resultados, o marketing e o ranking são de suma importância para a avaliação dos seus patrocinadores que há anos investem tanto no Vila Brasil quanto no Morada da Lua, por sinal os dois maiores clubes de Barreiras da atualidade em valor de marca que sempre fala mais alto no momento de fechar um patrocino.

Dentro do campo de jogo é onde aparenta o desejo de superioridade, de querer vencer de todas as formas sem dar qualquer tipo de vantagem ao adversário. Já aconteceu casos de não deixar adiar uma partida entreambos pelo falecimento da genitora de um atleta do Vila Brasil no mesmo dia que aconteceria um jogo pelo barreirense, e uma paralisação de uma partida também pelo campeonato da cidade, inclusive com ameaças de não dar sequência ao jogo, porque alguns torcedores presentes nas arquibancadas do Geraldão atiravam bombas juninas dentro do campo de jogo nas imediações do gol defendido pelo goleiro do Morada da Lua. Fatos que demonstram o quanto a rivalidade entre Morada da Lua e Vila Brasil sempre desponta quando se enfrentam.

A partida deste sábado não será diferente. Jogo de mata a mata, valendo uma vaga na semifinal do Barreirão 2019. O perdedor, além de ficar fora da luta pelo 5 º título barreirense, ainda será achincalhado por jogadores, diretores e torcedores do time vitorioso.

Para muitos, este está sendo o jogo da final antecipada do Barreirão 2019. Uma boa pedida para os amantes de bom futebol marcar presença no Estádio Geraldão logo mais.

Antes terá um bom aperitivo, Corinthians e Verona se enfrentam na busca de uma vaga na semifinal a partir das 17h30.

Resumo do clássico dos clássicos do futebol de barreiras, o de maior rivalidade da atualidade.

Esta rivalidade vem desde o ano de 2009 para ser o maior clube do futebol de Barreiras. Naquela oportunidade, o Morada da Lua conquistava o título de campeão barreirense. No ano seguinte, 2010, o Vila Brasil levantava o caneco de campeão barreirense.

Em 2011 veio o timaço do Rio Verde para dizer cheguei este ano e o título é meu.

Após essa intromissão, reiniciou a disputa que perdura até os dias de hoje. Morada da Lua conquistou mais 03 títulos, nos anos de 2012, 2015 e 2017. O Vila Brasil também levantou o troféu por 03 vezes, em 2013, 2014, e 2016. Portanto, Vila Brasil e Morada da Lua são tetra campeões barreirense.

Para apimentar mais ainda a partida de hoje, neste período, 2009 a 2019, tivemos dois anos bi sexto, e cada um foi campeão num ano. Morada da Lua em 2012 e Vila Brasil em 2016.

Fica então a pergunta que só saberemos após o apito final do árbitro. Quem dará um passo a frente nesta rivalidade na busca da hegemonia do futebol de Barreiras, Morada da Lua ou Vila Brasil.

Vale lembrar que se houver empate, o semifinalista será conhecido através da cobrança de pênalti.

Blog do Boka/ Geraldo Bomfim