07
fev

Depois da sessão solene de abertura dos trabalhos legislativos, a Câmara de Barreiras realizou nesta terça-feira, 06, a primeira sessão ordinária do ano, já com a apresentação, votação e aprovação de projetos e indicações. O presidente Eurico Queiroz, de forma tranquila, conduziu os trabalhos da noite.

A leitura do expediente, feita pelo primeiro secretário, Alcione Rodrigues, começou pela proposta de emenda 001, de fevereiro de 2019, que altera a Lei Orgânica do município, apresentada pela Mesa Diretora, que também levou a plenário o projeto de resolução nº 002, de fevereiro de 2019, que modifica a redação do Artigo 30 do Regimente Interno. Nos dois casos, a Mesa Diretora propõe o fim da reeleição.

A vedação à recondução subsequente ao mesmo cargo, na mesma legislatura, busca assegurar a alternância de poder, seguindo o que diz a Constituição Federal no artigo 1º, V, que defende o pluralismo político. “Quero dizer aos meus colegas que como prometido em campanha para a presidência desta Casa, estou apresentando na primeira sessão o projeto para acabar com a reeleição para a Mesa Diretora, que vai para votação na próxima semana”, disse o presidente Eurico Queiroz.

A iniciativa tem o apoio dos vereadores, como é o caso do vereador Antonio Carlos de Almeida Matos (Carlão). “Gostaria de dizer que vossa excelência está cumprindo com a promessa de acabar com a reeleição da Mesa Diretora. Eu já votei a favor da reeleição mas com o decorrer do tempo, a gente para pensar, e eu acho melhor, na verdade, acabar. Desde já declaro meu voto com apoio à extinção”, disse.

O projeto segue para tramitação nas Comissões da Casa. “Gostaria de parabenizar vossa excelência por esse projeto, porque foi um projeto discutido na gestão passada. Também, assim como fez o vereador Carlão, já antecipo aos colegas que sou a favor para que a cada dois anos a direção desta Casa, mude”, comentou o vereador Otoniel Teixeira.

Blog do Boka/ Ascom Câmara de Barreiras