29
jul

Iniciada no dia 22 do corrente, a Prefeitura Municipal de Barreiras, através da Secretaria de Agricultura e Tecnologia, realizou a Semana Municipal da Agricultura e Sustentabilidade com várias jornadas e palestras nas escolas e para os agricultores da Agricultura Familiar do município, com o intuito de capacitação para o bom aproveitamento na produção de alimentos saudáveis e no manejo da terra. Durante toda a semana foram programadas discussões técnicas sobre vários temas, principalmente o Projeto Vale Produtivo.

Na última sexta-feira (26), na Comunidade de Vereda das Lajes, os agricultores João Arcanjo e João Lino, abriram as cancelas de suas propriedades e receberam o secretário José Marques e uma comitiva de colaboradores que deram suas contribuições na Semana Municipal da Agricultura e Sustentabilidade, para a Abertura do Dia No campo.
Além do secretário, estavam presentes a engenheira agrônoma Mariela Carla Oliveira representando a JCO Fertilizantes, o coordenador do curso de agronomia da FASB, Jorge da Silva Júnior, o coordenador da Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo, Ronaldo Ursulino, o analista ambiental da AIBA, Danilo Cardoso, o diretor acadêmico do curso de agronomia da UNIRB, Armando Silvestre, o coordenador do curso de agronomia da UNEB, Reginaldo Cerqueira e representando a Câmara Municipal de Barreiras, o 1º Secretário Alcione Rodrigues.

Os estudantes da Escola Municipal Manoel Rocha Filho e agricultores das comunidades próximas, receberam orientações de temas relacionados a agricultura tais como manejo do solo, controle biológico, proteção de nascentes, cultivo de hortaliças, conservação dos recursos naturais e sobre o sistema de irrigação e gotejamento para produção de hortaliças. Todos tiveram a oportunidade de conhecer o cultivo das hortaliças das propriedades e as várias estações montadas, onde adquiriram conhecimentos de como combater as principais pragas, manejo do solo, controle biológico, proteção de nascentes, cultivo de hortaliças, conservação dos recursos naturais e sobre o sistema de irrigação e gotejamento para produção de hortaliças.

Ao final, José Marques falou em entrevista a Dircom PMB, sobre o Dia No campo. “Esse Dia de Campo foi de extrema importância para o agricultor familiar. O Projeto que foi criado através da Lei Nº 1.363, 23 de abril de 2019, busca desenvolver ações positivas e que agregam conhecimentos aos agricultores, uma vez que é aqui no campo que de fato obtemos mais de 70% de toda nossa produção alimentar. Agradecemos a todos pela colaboração e desenvolvimento desse projeto que também integra o Projeto Vale Produtivo, oferecendo aos produtores apoio e assistência técnica na produção de alimentos, com fornecimento de maquinário para preparo do solo e doação de calcário”, destacou o secretário municipal José Marques.

#Blog do Boka/ Geraldo Bomfim

* Confira a Galeria das Imagens desta Notícia: