18
Maio

O dia 18 de Maio é marcado em todo o país como a data de combate ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes. Com o cenário da pandemia, a Secretaria de Assistência Social e Trabalho de Barreiras preparou um vídeo com a equipe técnica do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, para divulgar os sinais de alerta, incentivar a denúncia e esclarecer os sinais do abuso.

Para a secretária de assistência social, Karlúcia Macêdo, o dia é de sensibilização, o “Dia D” em que todos se unem para chamar a atenção da sociedade e refletir sobre o papel das famílias. “Mesmo em tempo de pandemia estamos trabalhando pelo bem-estar social e no combate ao abuso e exploração sexual de nossas crianças e adolescentes. É hora de refletir e sensibilizar as famílias barreirenses para que juntos possamos vencer esse grande desafio, que é proteger os nossos jovens”, destacou a secretária.

Na linha de frente ao enfrentamento, os integrantes do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS participaram do vídeo alertando a população com falas explicativas. Durante todo o ano, os Centros de Referência de Assistência Social – CRAS também se unem à causa com ações preventivas, no acolhimento das denúncias que chegam nas unidades de cada bairro, ações de apuração e acompanhamento também são feitas no Conselho Tutelar. Já no CREAS o atendimento especializado busca a recuperação dos vínculos familiares rompidos em função dos abusos sofridos por esses menores.

Para denúncias, estão disponíveis os telefones: 77 3613-5510 e 77 99952-1640 (Conselho Tutelar), 77 36128470 (CREAS) e disk 100.   Informações de Dircom PMB