05
abr

O Conselho Municipal de Esportes e Lazer tem caráter consultivo com a função de discutir, analisar e sugerir as diretrizes da Política Municipal de Esportes.

Na noite de quarta-feira, 03, coordenado pelo município de Barreiras, através da Secretaria de Educação Cultura Esportes e Lazer, aconteceu a primeira reunião para se discutir a criação do Conselho Municipal de Esportes e Lazer.

A secretária de educação, Cátia Alencar, reforçou a importância do Conselho Municipal de Esportes, que é um fórum de discussão indispensável para efetivar políticas de estímulo e consagração do esporte, como direito à cidadania e para fortalecer o setor, e também com a finalidade de incentivo às atividades desportivas, a fiscalização de recursos do fundo esportivo, a criação e o incentivo de projetos sociais em Barreiras.

Com uma presença bem aquém do esperado, pouco mais de 25 pessoas compareceram, 12 destas, do quadro de funcionários municipais.

A decepção ficou por conta da não presença de pessoas ligadas ao futebol do município, que cobram muito da gestão municipal uma maior atuação, principalmente financeira, no futebol da cidade. Por incrível que pareça, nem representantes de entidade maior do futebol de Barreiras, Liga Barreirense de Futebol (LBF), marcou presença, mostrando total desinteresse com a criação do Conselho Municipal de Esporte e Lazer, que trará sem sombras de dúvidas meios para ressuscitar o tão combalido futebol Barreirense.

Várias sugestões foram discutidas entre os presentes. O quantitativo de representantes de esportes na primeira reunião para formação do Conselho não foi o esperado, mais alguns pontos positivos foram colocados à mesa.

Por falta de um defensor do futebol, o representante do ciclismo falou até que este esporte, mesmo com muito clamor popular por ser esporte de massa, não necessita tanto de recursos como os demais esportes praticados no município.

Outra reunião já foi agendada para o próximo dia 10 de abril, quando acontecerão os ajustes para incrementar a criação do Conselho.

Emília Moreno, representando a secretaria, juntamente com os integrantes da Diretoria de Esportes do município, Fernando Machado, Jozildo Félix e os demais integrantes do departamento, estiveram a frente da primeira reunião com finalidade da criação do Conselho de Esportes e Lazer.

Na próxima reunião inclusive já serão apresentadas as Leis Federais, Estaduais e Municipais que rezam sobre a criação de Conselhos de Esporte e Lazer.

Ainda em Fevereiro de 2017, o jovem vereador João Felipe, já fazia uma indicação sugerindo ao Executivo, que fosse criado o Conselho Municipal de Esportes e o Fundo Municipal para Desenvolvimento do Esporte. Essa indicação teve sua aprovação na Sessão Ordinária do dia 22 de Fevereiro de 2017.
Como na data da primeira reunião( 03/04), aconteceu uma sessão na Câmara Municipal de Barreiras, Tribuna Popular, com o tema “Diagnóstico Precoce e Impacto no Desenvolvimento Infantil”, um dos temas defendido pelo vice-presidente da casa, o mesmo não pode comparecer. Como já está agendada a segunda reunião, 10 de Abril, João Felipe poderá comparecer e reforçar mais a sua indicação para a criação do Conselho Municipal de Esporte e Lazer.
Blog do Boka/ Geraldo Bomfim

* Confira a Galeria das Imagens desta Notícia: