10
abr

O Dia D, dia de Mobilização Nacional será 04 de maio Em Barreiras, a abertura da Campanha de Vacinação contra a Influenza teve início nessa quarta-feira (10), no Abrigo dos Idosos São João Batista, e o secretário de saúde Anderson Vian fez questão de acompanhar a equipe do Programa de Imunização. A Campanha Nacional acontece em todo o país entre os dias 10 de abril a 31 de maio, com o objetivo de reduzir internações hospitalares, complicações e mortes causadas por infecções respiratórias. A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, tem como meta vacinar pelo menos 90% das pessoas na faixa etária de 60 anos ou mais, crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas até 45 dias após o parto. Os trabalhadores da saúde, professores das escolas públicas e privadas, os povos indígenas, grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e em outras condições clínicas especiais também terão prioridade. Os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional, também receberão a dose que protege contra a gripe. Nessa manhã de quarta-feira, a equipe da Coordenação do Programa de Imunização – COPIM, de Barreiras, vacinou os 29 idosos que são atendidos no Abrigo São João Batista, e 11 funcionários da unidade. Para a coordenadora do abrigo, essa é uma grande oportunidade para imunizar os idosos que devido algumas situações não conseguem se deslocar para as unidades de saúde. “Essa campanha é muito importante, porque previne a gripe e promove melhores condições de saúde aos idosos. Ter o início aqui no Abrigo demonstra a preocupação e a atenção especial que a saúde de Barreiras tem com nossos idosos”, relatou Fátima Melo. De acordo com a coordenadora da COPIM, as doses da vacina ficarão disponibilizadas nas 25 salas de vacinação distribuídas nas Unidades de Saúde do Município. Até o dia 18 de abril, serão priorizadas crianças e gestantes, grupos mais vulneráveis às complicações causadas pela influenza. “Em nosso município são mais de 38 mil pessoas do grupo prioritário que precisam vacinar, e nossa meta é imunizar 90% de cada grupo. O dia D será no dia 04 de maio, mas em todas as unidades de saúde de Barreiras será possível realizar esse procedimento. É muito importante lembrar que no ato da vacinação, todos devem ter em mãos a carteira de vacinação, o cartão do SUS e também documento com foto”, destacou Renata Queiroz.

Cerca de 160 estudantes que frequentam as sete turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal Santa Luzia em Barreiras participaram, na noite desta terça-feira (9), de uma palestra sobre primeiros socorros. As orientações foram repassadas pelo sargento Reis do 17º Grupamento de Bombeiros Militar, com o auxílio dos soldados BM Araújo, Hélio e Alonso. A palestra integra o Projeto “Gente da Gente – Fortalecendo a EJA”, desenvolvido pela coordenação da escola e que prevê uma série de outras abordagens educativas, ao longo do ano.

“Nós temos avós, pais de famílias e jovens. É um público adulto e nosso objetivo é ajudar na vida das pessoas com assuntos estratégicos do dia a dia. Buscamos ainda, com esses cursos, trazer os jovens para a escola e aqui oportunizar ações que modifiquem a vida deles, porque muitos não têm perspectivas de trabalho e de evolução pessoal fora da escola”, destaca a coordenadora pedagógica Luzimar Santos que junto à diretora Adilma Vilela desenvolvem o projeto.

Durante a abordagem, os bombeiros ensinaram técnicas de salvamento e procedimentos preliminares que podem ser feitos em casa, no trabalho ou na escola e que se bem executados, são decisivos para manter uma vida. “Para nós, repassar essas informações têm um significado de aproximar a comunidade do Corpo de Bombeiros levando estes conhecimentos de primeiros socorros e pré-hospitalar, serão eles que farão a diferença entre a vida e a morte de uma pessoa”, explica o Sgt BM Reis.

Ainda como parte do Projeto macro da escola, está prevista uma palestra sobre economia doméstica e renda extra. Em março passado foi realizada uma abordagem sobre violência contra a mulher.

Blog do Boka/ Dircom PMB