29
jun

Um almoço, nesta quinta-feira (28) selou o início da agenda que será cumprida no Oeste da Bahia por uma comitiva de representantes dos Emirados Árabes Unidos que desembarcou em Barreiras em busca de investimentos, com foco nos setores do agronegócio e social. O prefeito Zito Barbosa, acompanhado dos secretários José Marques (agricultura) e Carlos Costa (indústria, comércio e serviços) recebeu os três integrantes da comitiva e já durante o almoço de boas-vindas destacou as potencialidades oferecidas por Barreiras nos mais diferentes segmentos.

“Entendemos a importância de trazer investidores para nosso município, o que contribui para o fortalecimento do Oeste como um todo, para que isso ocorra, estamos preparando Barreiras para o futuro, dotando a cidade com infraestrutura de qualidade, equipamentos eficientes nas áreas de saúde, educação e nos demais setores. Desta forma nossas parcerias com entidades dos produtores como Aiba e Abapa só fortalecem o trabalho da nossa gestão na transformação de Barreiras em um município cada vez mais propício para os investidores do Brasil do mundo”, disse o prefeito Zito Barbosa.

À tarde, a comitiva se reuniu na sede da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) onde foi apresentada aos dados das safras agrícolas do Oeste, que possui uma das agriculturas mais tecnificadas e sustentáveis do Brasil. Os números da produção de grãos e pluma impressionaram os visitantes, assim como as potencialidades existentes em setores como a piscicultura e pecuária, apresentadas pelos secretários municipais Carlos Costa e José Marques, da Indústria e Comércio e; Agricultura, respectivamente.

Durante as apresentações de projetos e programas sociais desenvolvidos e financiados pela Aiba e pela Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), assim como os executados pela administração de Barreiras, a comitiva demonstrou interesse, com questionamentos quanto ao funcionamento dos mesmos. As causas sociais e a ajuda humanitária estão entre as prioridades dos Emirados Árabes, presentes em mais de 46 países com obras, aporte financeiro e ações do gênero.

 “Nosso Fundo é o que mais doa dinheiro no mundo para as causas sociais, pois o nosso objetivo é diminuir a desigualdade entre as sociedades. Queremos investir nesta área, mas também temos interesse em fazer negócios com os produtores daqui, pois enxergamos o potencial da região. Se lá no deserto nós já fizemos muito, imagina aqui nesta terra”, comentou o segundo secretário da Embaixada dos Emirados Árabes Unidos no Brasil, Abdelhman Abdulla Almaazmi, se referindo à abundância de recursos naturais, principalmente hídricos.

Nesta sexta-feira (29) a comitiva segue a missão pelo Oeste da Bahia, eles visitarão fazendas produtoras de grãos e algodão, beneficiadoras da fibra e o laboratório de análise e classificação do algodão baiano, considerado um dos melhores do mundo.

Sobre o Emirados Árabes Unidos – Localizado no sudeste da Península Árabe, é composto por sete emirados, com uma área total de 83.600 km2 e uma população de 9,4 milhões de habitantes. Possui uma economia em amplo crescimento, classificada como a segunda maior árabe, é reconhecido mundialmente por ajudar causas sociais em todo o mundo. Em 2017 recebeu o título de maior doador mundial, por três anos consecutivos. Somente neste ano de 2019, destinou 500 milhões de dólares para o Iêmen, junto com a Arábia Saudita. 

Blog do Boka/ Dircom PMB