25
set

Foto: Reprodução / Notícias da Lapa

A Reitoria da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) emitiu uma nota expressando surpresa após o governador Rui Costa (PT) declarar, em entrevista na última quarta-feira (19), que as universidades públicas estaduais da Bahia tem o orçamento integralmente repassado.

“Embora tenha afirmado que o orçamento das universidades é integralmente repassado, na prática a autonomia de gestão dos recursos financeiros, enquanto princípio basilar das universidades previsto nos textos constitucionais, não ocorre, uma vez que, por anos seguidos, diversas medidas de contingenciamento, tais como o decreto 16.417/2015, têm ocorrido, inviabilizando o cumprimento de atividades administrativas e finalísticas”, declarou a unidade de ensino, em nota.

“Entendemos a conjuntura de crise instalada e suas repercussões na gestão pública e, justamente por isso, a gestão da Uneb tem intensificado todos os esforços no sentido de qualificar a sua execução orçamentário-financeira, estabelecendo prioridades e gerindo com planejamento e responsabilidade”, completou.

A Uneb alegou que os recursos necessários para compra, manutenção, infraestrutura e aquisição de equipamentos têm sido progressivamente contingenciados. O que prejudicaria, a qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão.

(informações Bahia Notícias)