22
ago

A tarde dessa terça-feira (21) foi memorável para os moradores do bairro Vila Rica e Barreirinhas. O prefeito Zito Barbosa, acompanhado da vice-prefeita, Karlúcia Macêdo, da secretária municipal de saúde, Marisete Bastos, do presidente da Câmara de Vereadores, Gilson Rodrigues, demais secretários e vereadores, entregou duas Unidades de Saúde da Família totalmente reformadas e requalificadas dentro das ações do Programa Saúde Humanizada.

A primeira entregue à população foi a Unidade de Saúde da Família Antônio Lúcio Peixoto, USF IX, que no próximo dia 05 de outubro completa 13 anos, e fará aniversário de cara nova. A reforma entregue contemplou toda estrutura, com pintura nova e manutenção de aparelhos e equipamentos, a partir de agora as seis mil pessoas cadastradas na unidade poderão usufruir de um espaço mais amplo que recebeu ainda novas portas, janelas e condicionadores de ar.

Em seguida, a comitiva do Governo Capital do Oeste entregou a Unidade de Saúde da Família Martina Clara Batista Máximo no bairro Barreirinhas. A Unidade que abrange as USF XX, XXI e XXII estava interditada deste o início de março, quando uma infiltração no piso, causou o desenvolvimento de um provável microrganismo (fungo).

Durante o período de reforma os pacientes foram atendidos pelo Leonídia Ayres e Herculano Faria, até que as obras de requalificação do Martina Clara, com a substituição de 100% do piso e a construção de muro em meia grade fossem finalizadas. Tudo para assegurar a segurança e o conforto às cerca de 12 mil pessoas assistidas pelas três equipes na Unidade de Saúde da Família e aos profissionais médicos, enfermeiros, técnicos e demais colaboradores.

A moradora Ruth Pacheco foi conferir a entrega do novo espaço e ficou satisfeita. “Ultimamente estou realizando alguns exames e preciso fazer acompanhamento praticamente todos os dias, apesar do período que ficou fechado para reforma, fui bem atendida nas outras unidades e já venho amanhã para esse novo ambiente. A reforma ficou ótima e proporcionará mais conforto aos usuários”, disse.

Contente com as primeiras reformas entregues, a secretária municipal de saúde, Marisete Bastos, destacou a importância dessas intervenções. “Agradeço imensamente todos os colaboradores da Secretaria de Saúde pela entrega dessas duas novas estruturas. Muitas das nossas unidades ainda estão em situação difícil, mas hoje começamos a virar essa página, seguiremos com essas reformas que buscam proporcionar a nossa população um atendimento mais humano e mais célere”, disse a secretária.

 “Hoje entregamos duas unidades de saúde totalmente reformadas e requalificadas, minha alegria é maior porque são obras executadas com recursos próprios da Prefeitura. Temos realizado ações na infraestrutura especialmente através do programa Pavimenta Barreiras e a transformação na estrutura das escolas do município com o Educa Barreiras, o que demostra nosso compromisso com essas duas importantes áreas. Agora é o momento de intensificarmos os esforços na saúde que também é prioridade do nosso governo”, disse o prefeito Zito Barbosa, durante as entregas.

A terceira USF reformada a ser entregue, será a Unidade Básica de Saúde Claro Xavier Lima no povoado do Bezerro, zona rural de Barreiras, que também passa por obras, já em fase de conclusão. “Em breve entregaremos mais esta unidade de saúde totalmente reformada e iniciaremos outras reformas. Agindo com rigor na aplicação dos recursos públicos, prezando pela qualidade dos serviços realizados pela Prefeitura, estamos concluindo na Vila Rica o maior volume de pavimentação asfáltica em um só bairro e para humanizar cada vez mais o atendimento de saúde em nosso município, estamos concluindo a licitação para a construção de 15 novas unidades de saúde na cidade e zona rural de Barreiras”, concluiu a prefeito.

Atendimentos – As Unidades de Saúde da Família oferecem de segunda a sexta-feira atendimentos com clínico geral, acompanhamento odontológico, atendimento farmacêutico, sala de vacinas, consultório de enfermagem e acompanhamento com os Agentes Comunitários de Saúde.

(Informações Dircom/PMB)

* Confira a Galeria das Imagens desta Notícia: