16
jan

Devido o estado caótico das praças esportivas do município, deixado pela gestão anterior, em especial o estádio Geraldão, o prefeito Zito Barbosa determinou a interdição do mesmo. Mesmo sendo utilizado pela Liga Barreirense e o próprio departamento de esportes gerido pelo coordenador de esporte Franklin Pereira da gestão anterior, com campeonatos e eventos esportivos, o estádio já estava interditado pelo ex-prefeito Antonino Henrique devido o estado de deterioração das dependências do Geraldão, inclusive com a queda de parte do muro que causou uma vítima fatal.
Na última sexta-feira(13), em reunião na nova sede da Liga Barreirense de Futebol(LBF), a secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Cátia Alencar, comunicou oficialmente que o estádio estaria fechado por tempo indeterminado por determinação do prefeito Zito Barbosa. Participaram da reunião além da secretária, o diretor de Esportes Cultura e Lazer, Fernando Machado, o presidente da Liga Barreirense de Futebol, Onofre Moreira e o vice-presidente da LBF, João Oliveira.
Copa Oeste de Seleções
Os dirigentes da LBF comunicaram a secretária da realização da Copa de Seleções do Oeste 2017 com inicio previsto para o mês de Março. Na oportunidade, Onofre Moreira quis saber se haveria como Barreiras participar desta competição. Cátia Alencar foi categórica, sem-nenhuma possibilidade para realização de qualquer evento esportivo no primeiro semestre no Geraldão. Fernando Machado falou das novas diretrizes do departamento. A partir de agora todos eventos só serão realizados com anuência do setor de esportes de prefeitura, principalmente no que se relaciona com recursos públicos. Já foi solicitado aos dirigentes da Liga Barreirense de futebol o calendário anual da competições e até o momento ainda não foi atendido. Outro ponto discutido pelos representantes do executivo foi sobre a liberação do espaço onde funcionou a Coordenadoria de Esportes para a sede da Liga. Esta sessão será através de comodato, que a LBF terá de enviar ofício solicitando o espaço para assinatura de um contrato entre a entidade e a secretaria, para depois o espaço ser liberado oficialmente.
Centro Esportivo de Barreirinhas
O diretor de Esportes Cultura e Lazer, Fernando Machado falou dos esforços que serão empreendidos para que até o final de Março, com uma estrutura mínima de utilização, com grama , arquibancada móvel e vestiários, o espaço estará disponível para realização de torneios e campeonatos, até o término da reforma do Geraldão.
Eventos esportivos já programados para iniciar em Fevereiro
Fernando já adiantou alguns eventos já programados para ter inicio no mês de Fevereiro. O campeonato Barreirense de Futsal, Circuito de Corrida de Rua em 06 etapas, Campeonato de Basquete. O diretor adiantou que ainda não pode fazer o mesmo com o futebol, pois ainda não recebeu qualquer programação de Liga.