19
ago

Nesse domingo, 18, foi encerrada, com direito a diploma de certificação, a primeira turma do Curso de Capacitação para Árbitros de Futebol de Campo organizado pela Liga Barreirense de Futebol,LBF. Na ocasião, o presidente da entidade, Almery Messias, o vice-presidente Barbosa e o diretor de árbitros, Onofre Moreira, estiveram presentes no Estádio Geraldão para prestigiar os mais de 40 alunos que participaram do curso de capacitação.

As atividades práticas ocorreram num quadrangular com as participações da Seleção Barreirense, Bahia, Sertânia e Corinthians. Os alunos do curso foram a campo para colocar em prática o que aprenderam em aulas teóricas ministradas no Colégio Antônio Geraldo, por Vidal Cordeiro Lopes Instrutor CBF/VAR e Instrutor FIFA 3 e vice-presidente da comissão de árbitros CEAF/FBF BA

As atividades práticas se estenderam durante toda manhã de domingo. Os árbitros e assistentes foram separados em trios e atuaram durante 15 minutos nas três partidas do quadrangular. Cada trio praticava como se estivesse numa situação real de jogo.

Para que o Curso de Capacitação de Árbitros acontecesse, Almery Messias, presidente, Barbosa vice-presidente e Onofre Moreira, diretor de árbitros, tiveram de se dispor em mais de R$ 1.500,00(hum mil e quinhentos reais) para cobrir as despesas com o instrutor da Federação Bahiana de Futebol, materiais didáticos, diplomas e outras despesas além de tempo na organização. De acordo com a direção da LBF, vice-presidente Barbosa, o diretor de árbitro Onofre Moreira e o presidente Almery Messias, não vem medindo esforços para manter o futebol em atividade sem apoio nenhum de empresas privadas ou do município. Chegou-se ao ponto de solicitar materiais de expediente para a LBF executar a capacitação dos árbitros,como papel A4, clips e canetas, junto a Secretaria de Educação Cultura Esportes e Lazer e não obtiveram êxito.

Para os dirigentes que assumiram este ano a direção da LBF, a boa vontade de trabalhar em prol do futebol é desmedida, mas, só de boa vontade não se atinge os objetivos, tem de haver o apoio financeiro, principalmente do poder público. É do conhecimento de todos os dirigentes do futebol de Barreiras a labuta de Alemry Messias pelo ressurgimento do futebol. Muito antes de assumir a direção da entidade maior do futebol do município, Almery Messias já acorria vários clubes com materiais esportivos.

Almery Messias falou que já há alguns dias deu entrada no setor de convênios da prefeitura da documentação para assinatura de um convênio para liberação dos valores que serão aplicados nas organizações das competições relacionadas ao futebol, tais como Campeonato de Bairros (já realizado e faltando reembolsar as despesas), Campeonato Barreirense de Futebol séries A e B, Campeonato Feminino e Campeonato Sub 17 que se iniciarão no próximo mês de setembro, e até o momento ainda não foi liberado.

Ao final das atividades no Geraldão o presidente da Liga Barreirense de Futebol falou com a reportagem do Blog do Boka sobre as dificuldades que vem enfrentando na busca de uma reestruturação do futebol do município.

Almery Messias falou ainda sobre a Seleção de Barreiras que disputará a Copa Oeste de Seleções e que fará sua estreia no próximo domingo(25) contra São Desidério.

Há alguns dias a Liga Barreirense de Futebol vem tentando a assinatura do convênio com a prefeitura. O presidente Almery falou das dificuldades para a liberação deste convênio. Na oportunidade Alemry adiantou que o prefeito Zito Barbosa já sinalizou para a liberação do convênio e as pessoas que estão por trás dificultam e não dão a devida importância.

Almery Messias falou ainda sobre a pormenorização entreos investimentos na Cultura e no Esporte. O presidente da LBF isenta o Departamento de Esportes da Prefeitura na condução do esporte e lazer do município, pois na sua opinião, a decisão é de quem tem a autonomia para a liberação do apoio para fazer o esporte caminhar.

Blog Boka/ Geraldo Bomfim

* Confira a Galeria das Imagens desta Notícia: