23
jun

A Prefeitura de Barreiras deu início nesta quarta-feira (22) às festividades do maior São João da Bahia, com o Arraiá do Parque. E é durante o São João de Barreiras que muitas pessoas se divertem, desfrutam das tradicionais comidas típicas, dançam muito baião e xaxado na Vila do Forró, e podem conhecer toda a variedade dos produtos produzidos pela agricultura familiar, em um espaço especialmente constituído para o homem do campo, onde uma grande cancela aberta dá as boas-vindas ao Arraiá do Vale Produtivo, que possibilita bons negócios e a geração de emprego e renda.

O licor, bebida junina típica mais famosa dessa época, é um sucesso na barraca da Maria Clara Ferreira, a produção é feita artesanalmente pelas tias, no povoado da Água Doce. “Estou encantada pela estrutura disponibilizada pela Prefeitura de Barreiras, para que nós, pequenos agricultores, possamos ofertar os nossos produtos. Durante esses cinco dias a expectativa que tenho é de zerar o estoque, não tenho dúvidas”, disse.

Da mesma expectativa compartilha o produtor Adailton Dourado, do Projeto Riacho Grande. “É a primeira vez que participo e estou bem feliz em mostrar a nossa produção de doces de banana dentro dessa megaestrutura. Isso demonstra a responsabilidade e o comprometimento da Prefeitura em apoiar a nossa produção e expandir os nossos negócios”, pontuou.

O Arraiá do Vale Produtivo é repleto de ambientes que em tudo remete a vida no campo, com direito a réplica de Casa de Farinha, lugar onde a mandioca é transformada em farinha, sendo de grande valor histórico-cultural, assim como a casa de taipa que chama a atenção de todos que visitam o Arraiá. Famílias, jovens, adultos e crianças aproveitaram a oportunidade para fazer os registros fotográficos.

“Tudo muito criativo! A Prefeitura de Barreiras sempre inovando nos espaços cenográficos do Arraiá do Parque. As histórias são contadas de forma muito criativa e narram um pouco da história de Barreiras, estou gostando muito”, exclamou Juliana Alves, que nesse primeiro dia de festividades juninas, trouxe a família do Tocantins para conhecer o maior São João da Bahia.

O Arraiá do Vale Produtivo segue até o próximo dia 26, dentro da megaestrutura do maior São João da Bahia, montada no Parque Engenheiro Geraldo Rocha, na Capital do Oeste.

Informações de Dircom/PMB