18
set

Foto: SAMUEL BARBOSA

 

A iniciativa de Magno Malta de gravar vídeo dizendo que o candidato Jair Bolsonaro ao governo da Bahia é José Ronaldo (DEM) ampliou suspeitas de que o democrata pode estar em entendimento com o postulante presidencial para um eventual apoio mútuo no caso

A iniciativa do senador Magno Malta (PSC-ES) de gravar vídeo dizendo que o candidato do presidenciável Jair Bolsonaro (PSC) ao governo da Bahia é José Ronaldo (DEM) ampliou ontem suspeitas de que o democrata pode estar em entendimento com o postulante presidencial para um eventual apoio mútuo no caso de Geraldo Alckmin, do PSDB, não emplacar até a próxima pesquisa sobre a sucessão presidencial. Na verdade, caso a estagnação do tucano se confirme, Bolsonaro seria a única alternativa com que Ronaldo poderia contar para tentar crescer nas pesquisas, conforme se avalia no núcleo de sua campanha e entre os deputados que dão apoio ao democrata, os quais estão esperando com ansiedade a pesquisa Ibope de hoje.

Tamo junto

Rui Costa entrou ontem no horário eleitoral do programa dos senadores de seu partido para pedir voto abertamente para Jaques Wagner (PT) e Angelo Coronel (PSD) ao Senado. A idéia de fortalecer a eleição casadinha de Wagner e Coronel é vista como estratégia importantíssima para garantir, principalmente, a vitória do candidato do PSD na chapa do petista.

Apoio

O programa eleitoral de ontem marcou também um pedido de Rui Costa para o voto nos candidatos a deputado federal e estadual de sua coligação, apesar de o horário ser destinado aos candidatos à Assembleia Legislativa. Pesquisas internas do PT teriam detectado que o posicionamento de Rui em defesa dos candidatos de sua coligação é fundamental para fortalecer a chapa proporcional.

Ibope

Não é pequena a expectativa em relação à pesquisa Ibope sobre a sucessão estadual na Bahia que deve ser divulgada amanhã. A maior curiosidade, no entanto, não é sobre a disputa ao governo, mas a respeito da corrida ao Senado, que envolve os nomes dos candidatos Angelo Coronel (PSD), Jutahy Magalhães Jr. (PSDB) e Irmão Lázaro (PSC), todos em luta para garantir a segunda vaga na Câmara Alta, já que a primeira parece reservada, pelos últimos levantamentos, ao ex-governador Jaques Wagner (PT).

Prioridade

Candidata a vice de José Ronaldo, Mônica Bahia estreou ontem no horário eleitoral do titular, em que o principal assunto foi a questão da segurança pública, pongando na onda contra a violência que vem assumindo o predomínio do debate público no país em decorrência da liderança nas pesquisas do presidenciável Jair Bolsonaro, do PSC, com quem aliados querem que o democrata se alie o mais rapidamente possível.

Mães e avós

A declaração do general Hamilton Mourão, vice do presidenciável Jair Bolsonaro, de que lares formados por mães e avós, sem pais e avôs, portanto, são verdadeiros criatórios de indivíduos para a criminalidade voltou a chocar cidadãos e cidadãs que pareciam já acostumados com falas misóginas e preconceituosas da parte dos apoiadores do candidato do PSC.

(Informações Tribuna da Bahia)