04
jul

caminhada que revela toda fé e esperança do nosso povo”, disse o prefeito de Barreiras.

Além da urbanização do Cantinho entregue em 1º de julho de 2017, este ano a Prefeitura de Barreiras em parceria com a Diocese de Barreiras e a Reitoria do Santuário, organizou toda uma força tarefa para criar as condições necessárias para acolher no povoado os milhares de romeiros, turistas e visitantes. Ponto de apoio, central de informações, barracas padronizadas, transporte, com destaque para uma verdadeira “romaria da limpeza”, que deixou a estrada vicinal de acesso ao povoado e a sede, totalmente limpas logo após a romaria.

Publicidade

Outro destaque foi a segurança pública e organização do trânsito. A localidade recebeu atenção especial da Polícia Militar, Guarda Municipal e da Cootrans, que diretamente proporcionaram aos romeiros conforto e segurança. “Há quatro anos participo dessa maravilhosa caminhada religiosa que temos no Senhor dos Aflitos, e desde o ano passado que fomos impactados pelas transformações realizadas pelo Poder Público. Fiz questão de registrar as avenidas pavimentadas e bem cuidadas, a pracinha, tudo muito organizado e acolhedor. Moro em Feira de Santana e venho anualmente com muita alegria participar dessa caminhada ao Santuário do Senhor dos Aflitos”, exclamou a romeira Maria de Lurdes.

Assim como dona Lurdes, compareceram romeiros de longe e até de outros estados, a exemplo do Ceará, Piauí, Pernambuco, Brasília e Goiânia. Moradores de Barreiras e de outras cidades vizinhas como Baianópolis, Riachão das Neves, Catolândia, Luís Eduardo e Angical participaram também do dia dedicado ao Senhor dos Aflitos, que contou com uma programação religiosa diversificada, missas e o tradicional batizado.

Antes da despedida dos romeiros, a tarde do 2 de julho foi finalizada com a Missa Solene presidida pelo Bispo Diocesano Dom Josafá Menezes e a tradicional procissão pelas avenidas Alberto e Lucinha Lins do Povoado do Cantinho.

(Informações Dircom/PMB)

* Confira a galeria de fotos desta notícia: