24
nov
Foto: Carol Garcia/GOVBA

Na Bahia, as pessoas internadas com a Covid-19 que não tomaram as vacinas contra a doença, ou que estão com o esquema vacinal incompleto representam cerca de 95% e 98%. O dado foi revelado à reportagem do G1 pelo coordenador estadual de imunização e vigilância das doenças imunopreveníveis e mestre em Saúde Coletiva, Ramon Saavedra.

 

Ao Bahia Notícias, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) não confirmou o dado. Disse que na entrevista Ramon Saavedra falou de indicadores de forma genérica, a partir de estudos divulgados por sociedades de imunização.

 

“Os indicadores nos mostram que em torno de apenas 2 a 5% dos internados são pessoas vacinadas, ou seja, as pessoas que estão precisando ser encaminhadas para uma internação, ou por ventura evoluem para óbito, é de pessoas não vacinadas, ou sem o esquema vacinal completo, sem as duas doses: tomou uma e não voltou para tomar a segunda. Isso é um ponto que nos preocupa bastante”, disse Saavedra à reportagem.

 

O portal de informações sobre a pandemia da Covid-19 alimentado pela Sesab mostra que nesta quarta-feira (24), mais de 11,1 milhões de pessoas no estado tomaram a primeira dose da vacina. As pessoas com o esquema vacinal completo com duas doses são 9,3 milhões.

 

A Bahia tinha nesta terça-feira (23) 373 pessoas internadas com a doença em leitos de enfermaria e de Tratamento Intensivo (UTI). O percentual de ocupação de leitos clínicos adulto no estado estava em 22% e de UTI 34%.

Fonte Bahia Notícias