07
jan

Aguardada com muita expectativa por todo oeste baiano, a Copa dos Campeões não saiu do papel. Prevista para abrir o ano do futebol da Região Oeste, com apoio total da Federação Bahiana de Futebol, segundo seu representante na região o ex-presidente da Liga Desportiva de Luís Eduardo Magalhães, Reginildo França ( Regis). A Copa dos Campeões do Oeste envolveria as equipes campeãs das ligas desportivas regulamentadas junto a federação.
Enquanto a Copa dos Campeões não deslancha, a Sociedade Desportiva do São Francisco,(SODESF), já se movimenta para a realização da VII Copa Oeste de Seleções.
No último dia 15 de Dezembro de 2018, Deusdete Vilas Boas, presidente da SODESF, emitiu um comunicado já convocando as seleções que pretendem disputar a competição para fazer a pré inscrição.
A Copa Oeste de Seleções é uma das principais competições da modalidade no Interior da Bahia, reunindo equipes de todo Oeste Baiano. A partir da disputa da VI Copa Oeste ocorrida no ano passado, a Seleção de Corrente do Piaui participou como convidada, o que deve acontecer também em 2019.
Desde 2010, quando foi iniciada a competição, apenas a Seleção de Paratinga conquistou duas vezes o Certame. As demais edições foram conquistas por São Félix do Coribe, Santa Rita de Cássia, Luís Eduardo Magalhães e Ibotirama. A SODESF reconhece ainda os títulos conquistados pelas seleções de Riachão das Neves, São Desidério e São Félix do Coribe, campeões antes da fundação da Sociedade Desportiva do São Francisco.
A Copa Oeste 2019 deverá reunir um número recorde de equipes, tendo em vista as sondagens que a entidade vem recebendo. A expectativa é que Paratinga, Bom Jesus da Lapa, Barra, Buritirama e Mansidão, voltem a disputar a competição, esta última é dada como certa, em razão de agora ter seu próprio Estádio.
Ainda está em estudo, segundo apurou a reportagem do Blog do Boka, a possibilidade das seleções participantes da VII Copa Oeste, formarem seleções de Base para fazerem as preliminares de seus jogos, demonstrando a preocupação da SODESF com a renovação do futebol regional.
Além disso, com a disputa da Copa Oeste de Base, as ligas podem receber um extra com as prováveis revelações que poderão surgir. Pelas regras da Fifa, os clubes que participaram na formação dos jogadores entre 12 e 23 anos têm direito a 5% das transações internacionais. Para aproveitar essa regra, é necessário que o clube comprove sua ligação com o jogador.
É este importante ponto que está fazendo com que a Sociedade Esportiva do São Francisco, SODESF, estuda também a realização da Copa Oeste da Base, para que as ligas amadoras do oeste que estejam regularizadas, possam ter acesso a esse dinheiro nas transações com suas revelações.
As Cidades interessadas em efetivar sua Pré-inscrição devem entrar em contato pelo Email sodesf@hotmail.com ou pelos telefones (77) 98865-1449/99968-3099 e (77) 99903-4959.

Blog do Boka/ Geraldo Bomfim