01
jun

Foto Reprodução

Neste mês de Junho, a Gestão Zito Barbosa e Karlucia Macêdo chega a um ano e seis meses a frente da Prefeitura de Barreiras. Desde quando o povo através do voto popular, com mais de 49 % votos, escolheu Zito Barbosa para assumir a responsabilidade de resgatar a autoestima dos barreirenses, a gestão vem transformando Barreiras numa cidade digna de se viver.

No início teve de ser catônico,  tomando medidas impopulares que deixou em ebulição vários setores da sociedade mais que eram necessárias para ajustar a economia do município, como foi o caso da Reforma do Estatuto dos Servidores Municipais.

A recuperação da malha viária, podendo atingir ainda em 2018 a  marca de mais de 600 mil m² de asfalto com o “Programa Pavimenta Barreiras”, onde vários bairros de cidade já foram beneficiados, como é o caso da Vila Amorim, Bela Vista, Baraúna, Santa Luzia, São Miguel, Comunidade do Cantinho do Senhor dos Aflitos, sem falar da recuperação de várias ruas da cidade.

Outros bairros estão sendo contemplados como e o caso do São Sebastião, Serra do Mimo, Bandeirantes, Novo Horizonte e Flamengo, entre outros que estão na fila de espera. Várias estradas vicinais que dão acesso a Zona Rural, também foram ou estão sendo recuperadas.

Com os recursos do Desembahia, bairros que há anos vinha sofrendo com o descaso de gestões anteriores, estão recebendo drenagem e macro drenagem junto com a pavimentação asfáltica, Morada da Lua, Loteamento São Paulo e Vila Júri

Outros projetos foram autorizados na comemoração do Aniversário de Barreiras. Licitações para execução das obras, contemplando as áreas de saúde, educação, meio ambiente e infraestrutura como, construção de 15 novas escolas na cidade e na zona rural; Construções de 14 quadras poliesportivas nas escolas municipais da zona rural; Construção de 03 quadras poliesportivas cobertas e com vestiário em escolas da zona urbana; Construção da Praça da Igreja Santa Catarina (bairro Novo Horizonte) e da Praça da Igreja Nossa Senhora de Fátima (no Flamengo); Construção de uma Praça na área externa do Estádio Municipal Geraldo Pereira (Geraldão); Reforma do antigo Paço Municipal e cessão para sede da Academia Barreirense de Letras – ABL; Reforma da Casa da Cidadania no Parque Engenheiro Geraldo Rocha; Construção de 10 novas unidades de saúde no município; Implantação do Sistema Informatizado na Secretaria Municipal de Saúde; e Construção do Canal da Santa Luzia.

Na educação, a reforma de 32 escolas municipais, onde todas foram recuperadas nesta primeira etapa, as salas estão recebendo climatização, material didático igual os oferecidos pelos estabelecimentos particulares, reformas e construções das quadras poliesportivas, criação de auditórios em algumas escolas e a construção de novas unidades escolares.

Na área de Cultura, Turismo e Esportes vários investimentos foram realizados ou estão com projetos para inicialização em 2018. Páscoa no Parque, São João no Parque, Feira do Livro de Barreiras, Festival Primavera de Negócios entre outros, já aconteceram. Construção de um estádio onde se situa hoje o Centro Esportivo de Barreirinhas com capacidade de 5 mil lugares, recuperação do Ginásio de Esportes Baltazarino de Araújo Andrade e construção do campo da Santa Luzia com uma praça, carência há muito esperada pelos moradores daquele bairro.

No turismo, revitalização do Centro Histórico e dos pontos turísticos, com empreendimentos que buscam incentivar o turismo.

Na Agricultura, projeto-piloto para o fomento da agricultura familiar, um dos seguimentos mais importante da produção no campo, beneficiando centenas de trabalhadores rurais.

Com o deslocamento da vice-prefeita Karlucia Macedo para a pasta de Ação Social e Trabalho, uma decisão acertada do prefeito Zito Barbosa, várias ações começaram a acontecer. Combate a agressão a mulher, combate a exploração sexual de crianças e adolescentes, bolsa família, CRAS, CRAM entre muitas que já são realidade na secretaria. Outras ações estão por vir.

Na saúde, mesmo com algumas dificuldades, já aconteceram melhoras. Reforma do Hospital Eurico Dutra e unidades de saúde, entrega da Central Integrada de Regulação – CIR, Central de Abastecimento Farmacêutico, CAF,  a Idade Viva entre muitas benfeitorias no atendimento à população do município.

Desde o primeiro mês da gestão Zito Barbosa Karlucia Macêdo que os servidores municipais, sejam eles concursados, efetivos, nomeados ou contratados, estão recebendo seus salários religiosamente em dia, muito antes do que prevê a Lei que é até o 5º dia útil do mês seguinte, recebem antes do dia 30 e ainda tem a beneficiação de receber 50 % do 13º salário no meio de ano.

Com um verdadeiro canteiro de obras nos quatro cantos de Barreiras nos últimos 18 meses, os munícipes atônitos assistem uma transformação avassaladora nos rumos da cidade, nas áreas de infraestrutura, educação, ação social e saúde, neste período já aconteceram melhoramentos nunca visto nas últimas duas décadas.

Pelo andar da carruagem, ainda faltam mais de 02 anos de mandato, no final da gestão de Zito Barbosa e Karlucia Macedo, os eleitores que os elegeram verão que seus votos contribuíram para as transformações acontecidas no município. Nunca se fez tanto por Barreiras, a “Capital do Oeste da Bahia”.

Publicidade