Português (Brasil)

Em Barreiras, profissionais de saúde participam de capacitação sobre arboviroses

Em Barreiras, profissionais de saúde participam de capacitação sobre arboviroses

Compartilhe este conteúdo:

Nos dias 24, 25 e 26 de janeiro, o auditório do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi o local escolhido para mais uma capacitação voltada ao manejo clínico das arboviroses. O treinamento reuniu médicos e enfermeiros do SAMU, da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e da Atenção Primária à Saúde (APS), com o objetivo de atualizar os profissionais sobre a assistência a pacientes com suspeita de dengue, diante da chegada do período sazonal dessas doenças.

A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal na prevenção e no combate às arboviroses, que já conta com ações contínuas ao longo do ano. Em 2025, essas estratégias foram intensificadas com mutirões de limpeza, combate focal e trabalho educativo junto à população. Além disso, a parceria com a Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), por meio do Instituto de Virologia do Oeste da Bahia (IVOB), foi reafirmada para aprimorar os diagnósticos laboratoriais.

Durante o evento, foram definidos protocolos de atendimento e coleta de exames para os pacientes com suspeita de arboviroses, garantindo maior eficiência no diagnóstico e no tratamento. Segundo a coordenadora Carla Angélica, a capacitação foi essencial para manter a equipe "atualizada, habilitada e equipada".

Com a capacitação e a estruturação dos serviços de saúde, a expectativa é que a rede municipal esteja preparada para atender com eficiência os casos suspeitos de dengue e outras arboviroses, minimizando impactos à saúde da população.

A formação contou com a participação de diversos profissionais de referência, incluindo o professor da UFOB, Jaime Amorim; o diretor médico da UPA, Jhonata Maciel; a coordenadora administrativa da UPA, Merelle Oliveira; a coordenadora do fluxo de atendimento, Carla Angélica; o coordenador da APS, Ari Donizete; a coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses, Andrea Manheze; e a coordenadora do Laboratório Municipal Leonídia Ayres de Almeida, Lidiana Borges.

Informações Dircom/PMB
Compartilhe este conteúdo: