Presidente da FIEB reúne-se com empresários e representantes do setor produtivo em Barreiras
A Agenda Estratégica da Indústria 2025 – Região Oeste teve seu primeiro encontro nesta quinta-feira, 20, em Barreiras, na Unidade Integrada do Sistema FIEB. Com a presença de autoridades, empresários e representantes de associações, o evento marcou o retorno do presidente da FIEB à região para tratar de assuntos de interesse do setor produtivo.
No encontro, o presidente da FIEB deu resposta às demandas feitas em 2024 pelo empresariado, cuja principal queixa é o serviço de fornecimento de energia, avaliado como insuficiente e de baixa qualidade. O presidente da FIEB afirmou que reuniões têm sido feitas com a Neoenergia Coelba no sentido de se buscar soluções para a falta de pontos de suprimentos para as linhas de transmissão. No entanto, ele pontua que a origem do problema da qualidade do fornecimento está no modelo de concessão, que precisa ser revisto. “Neste ponto é fundamental a conscientização da população e uma cobrança da sociedade por um serviço mais eficiente. A energia entregue não atende à indústria”, disse.
Na ocasião, Carlos Henrique apresentou a estrutura e a oferta de serviços das entidades do Sistema FIEB – SESI, SENAI, IEL, FIEB e CIEB, além de citar os investimentos que estão sendo feitos na região. A unidade integrada de Barreiras será ampliada e reformada, recebendo nova portaria, biblioteca, espaço de convivência, vestiário, cobertura das arquibancadas. A área construída passará de 5.088,80m² para 9.221,64m². Após a finalização dos trabalhos, a Escola SESI passará a ter 10 salas de aula e 5 laboratórios.
Este ano, o SESI vai disponibilizar 397 matrículas no ensino regular, e 880 de Educação de Jovens e Adultos – EJA. Já o SENAI vai ampliar a oferta de matrículas em cursos de qualificação profissional na unidade Oeste, em Barreiras. Em 2024 fora 5.751 enquanto este ano a previsão é de 8.452 matrículas (aumento de 45%).
Atendendo à necessidade de uma atuação mais articulada, a região já conta também com um profissional dedicado a ouvir as demandas dos empresários e oferecer a eles soluções customizadas. O articulador institucional da região Oeste do Sistema FIEB, Marco Antônio Ferreira. “Minha função é ser um pouco este braço do Sistema no interior, facilitar este canal, solucionar gargalos e fazer com que a indústria rode”, explicou Marco Antônio.
“A indústria é um setor importantíssimo para o crescimento de qualquer município. E é nítido o envolvimento e a dedicação das pessoas do Sistema FIEB e a preocupação com o desenvolvimento da cidade”, celebrou Túlio Viana, vice-prefeito de Barreiras.
Para a presidente da Associação dos Industriais de Barreiras (Adib), Márcia Tecchio, a presença do Sistema FIEB na região vem sendo sentida por meio do apoio às empresas no dia a dia. “Hoje, a gente consegue compreender quais são as normas que precisamos atender, a documentação, as leis. A expertise da FIEB traz esses serviços”.
Durante a Agenda o presidente da FIEB também lançou a Feira de Indústria – INDEX, realizada pela FIEB e parceiros como o Sebrae-BA, um evento multissetorial que será uma grande vitrine do setor na Bahia e acontecerá de 27 a 29 de agosto, em Salvador.
Informações de Sistema FIEB de Imprensa