Português (Brasil)

Projeto de Recuperação Hidroambiental inicia ações na Microbacia do Rio Ribeirão Boa Sorte

Projeto de Recuperação Hidroambiental inicia ações na Microbacia do Rio Ribeirão Boa Sorte

Compartilhe este conteúdo:

As comunidades rurais de Mantiqueira e Bezerro, localizadas no Cinturão Verde de Barreiras, começaram a receber as primeiras ações do Projeto de Recuperação Hidroambiental da Microbacia do Rio Ribeirão Boa Sorte. A região, fundamental para a produção de hortifrutigranjeiros e abastecimento da feira central da cidade, enfrenta desafios ambientais que agora passam a ser mitigados com medidas de conservação de água e solo.

As atividades estão sendo executadas por meio de um Acordo de Cooperação Técnica entre a Prefeitura de Barreiras, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e o Instituto Aiba. O projeto visa reduzir os impactos ambientais identificados em um diagnóstico conduzido pelo município e pela Aiba, realizado durante o processo de resolução de conflitos pelo uso da água na microbacia. Esse processo foi arbitrado em conformidade com a Política Nacional de Recursos Hídricos, sob mediação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco e do Comitê do Rio Grande.

Dentre as primeiras ações implantadas estão a construção de barraginhas, pequenas bacias de contenção projetadas para captar e armazenar água da chuva. Essa tecnologia favorece a infiltração no solo, reduzindo processos erosivos e contribuindo para a recarga dos mananciais. Além disso, já foi iniciada a recuperação de uma nascente na comunidade de Bezerro, na propriedade do senhor José Xavier.

Durante vistoria técnica às obras, o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Demósthenes Júnior, acompanhado por representantes da Magno Construtora, empresa responsável pela execução dos serviços, destacou a importância da iniciativa para a segurança hídrica da região.

“Este projeto traz benefícios como a redução da erosão e do assoreamento dos cursos d’água, a elevação do nível do lençol freático e o aumento da disponibilidade hídrica na microbacia. Além disso, favorece a sustentabilidade das famílias que dependem desses recursos e permite a identificação de outras nascentes que podem ser recuperadas”, pontuou o secretário.

Com a ampliação das ações, a expectativa é que a recuperação hidroambiental na microbacia do Rio Ribeirão Boa Sorte contribua diretamente para a conservação dos recursos naturais e para a manutenção da atividade agrícola no Cinturão Verde, fortalecendo a produção rural sustentável no município.

Informações de Dircom/PMB 
Compartilhe este conteúdo: