Prefeito Otoniel Teixeira se solidariza com todos os cristãos católicos pela morte do Sumo Pontífice Papa Francisco
Esta segunda-feira, 21 de abril de 2025, entra para a história como o dia em que os cristãos católicos de todo o mundo se despedem de um homem extraordinário, referência de fé, simplicidade e fraternidade. Ao ser eleito Papa da Igreja Católica, o novo pontífice escolheu o nome de Francisco. Segundo o próprio, uma referência a Francisco de Assis (1182 — 1226), padroeiro da Itália e fundador da família franciscana, fazendo referência à "sua simplicidade e dedicação aos pobres". A motivação veio da frase dita por Dom Cláudio Hummes, arcebispo emérito de São Paulo, logo após sua eleição, ainda na Capela Sistina: "Não se esqueça dos pobres".
Jorge Mario Bergoglio nasceu em Buenos Aires, Argentina, em 17 de dezembro de 1936, e se despediu do imenso rebanho católico hoje, aos 88 anos, na Cidade do Vaticano.
Foi bispo auxiliar de Buenos Aires (1992-1997), arcebispo coadjutor de Buenos Aires (1997-1998), arcebispo de Buenos Aires (1998-2013) e nomeado cardeal no Consistório Ordinário Público de 21 de fevereiro de 2001, pelo Papa João Paulo II, recebendo o título de cardeal-presbítero de São Roberto Belarmino. Quando foi nomeado, convenceu centenas de argentinos a não viajarem para Roma. Em vez de irem ao Vaticano celebrar a nomeação, pediu que doassem o dinheiro da viagem aos pobres.
Homem de hábitos simples, o Papa Francisco transformou sua vida em uma contínua missão de serviço ao Evangelho, exercendo uma clara preferência por proteger e solidarizar-se com os mais pobres e com os que mais precisavam de justiça e dignidade. Seu pontificado foi marcado por uma profunda mensagem de amor, fraternidade, diálogo, solidariedade e cuidado com a Casa Comum, "Laudato Si".
Que o seu legado nos inspire a seguir fazendo da solidariedade e da fraternidade ferramentas diárias de transformação na vida das pessoas. Neste dia de profunda comoção, ao lado do vice-prefeito Túlio Viana, nos unimos a todos os cristãos católicos de Barreiras e fiéis do mundo inteiro, invocando o Espírito Santo Paráclito em oração.
Otoniel Teixeira
Prefeito de Barreiras