Português (Brasil)

Prefeito Otoniel Teixeira se solidariza com todos os cristãos católicos pela morte do Sumo Pontífice Papa Francisco

Prefeito Otoniel Teixeira se solidariza com todos os cristãos católicos pela morte do Sumo Pontífice Papa Francisco

Compartilhe este conteúdo:

Esta segunda-feira, 21 de abril de 2025, entra para a história como o dia em que os cristãos católicos de todo o mundo se despedem de um homem extraordinário, referência de fé, simplicidade e fraternidade. Ao ser eleito Papa da Igreja Católica, o novo pontífice escolheu o nome de Francisco. Segundo o próprio, uma referência a Francisco de Assis (1182 — 1226), padroeiro da Itália e fundador da família franciscana, fazendo referência à "sua simplicidade e dedicação aos pobres". A motivação veio da frase dita por Dom Cláudio Hummes, arcebispo emérito de São Paulo, logo após sua eleição, ainda na Capela Sistina: "Não se esqueça dos pobres".

 

Jorge Mario Bergoglio nasceu em Buenos Aires, Argentina, em 17 de dezembro de 1936, e se despediu do imenso rebanho católico hoje, aos 88 anos, na Cidade do Vaticano.

 

Foi bispo auxiliar de Buenos Aires (1992-1997), arcebispo coadjutor de Buenos Aires (1997-1998), arcebispo de Buenos Aires (1998-2013) e nomeado cardeal no Consistório Ordinário Público de 21 de fevereiro de 2001, pelo Papa João Paulo II, recebendo o título de cardeal-presbítero de São Roberto Belarmino. Quando foi nomeado, convenceu centenas de argentinos a não viajarem para Roma. Em vez de irem ao Vaticano celebrar a nomeação, pediu que doassem o dinheiro da viagem aos pobres.

 

Homem de hábitos simples, o Papa Francisco transformou sua vida em uma contínua missão de serviço ao Evangelho, exercendo uma clara preferência por proteger e solidarizar-se com os mais pobres e com os que mais precisavam de justiça e dignidade. Seu pontificado foi marcado por uma profunda mensagem de amor, fraternidade, diálogo, solidariedade e cuidado com a Casa Comum, "Laudato Si".

 

Que o seu legado nos inspire a seguir fazendo da solidariedade e da fraternidade ferramentas diárias de transformação na vida das pessoas. Neste dia de profunda comoção, ao lado do vice-prefeito Túlio Viana, nos unimos a todos os cristãos católicos de Barreiras e fiéis do mundo inteiro, invocando o Espírito Santo Paráclito em oração.

 

Otoniel Teixeira

Prefeito de Barreiras

Compartilhe este conteúdo: