Tribuna Popular: Câmara destaca atual situação do Aeroporto Regional de Barreiras
A segunda Tribuna Popular realizada na Câmara Municipal aconteceu na quarta-feira (23), com a pauta da atual situação do Aeroporto Regional de Barreiras.
A atividade legislativa foi uma iniciativa do vereador Rider Castro e contou com a participação dos representantes da Comissão pela Paz e Segurança, Gil Áreas; da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Geovani Zorzo; Associação Comercial e Empresarial de Barreiras (ACEB), Jorlando Neves; do Instituto do Câncer do Oeste da Bahia (ICOB), Marizete Zuttion; do proprietário da página Barreiras Desenvolvimento, Hebert de Andrade; do Decola Oeste, do vice-prefeito Túlio Viana, do ex-deputado federal Carlos Tito e da sociedade civil.
“Essa casa sempre foi importante nesse processo, durante os dezenove anos ela esteve sempre presente em todas as pautas da comissão da paz e mais uma vez ela reafirma esse compromisso com a sociedade de Barreiras e do oeste da Bahia trazendo essa discussão do aeroporto”, disse o presidente da Comissão Pela Paz e Segurança, Gil Áreas.
“Esse espaço que a Câmara de vereadores abre é importantíssimo para essa mobilização. Aqui na casa do povo, esse e tantos outros assuntos foram tratados com seriedade e a sociedade conseguiu concluir com êxito. São forças que se unem em prol dessa causa que trata do futuro da região oeste da Bahia. É uma satisfação muito grande participar e quem sabe nas outras oportunidade comemorar avanços de obra e a concretização, que é ter um aeroporto regional”, disse o proprietário da página Barreiras Desenvolvimento, Hebert de Andrade.
Os convidados apresentaram questões fundamentais sobre o aeroporto, instrumento que contribui com o desenvolvimento econômico, social e turístico de Barreiras e região, fortalecendo o posicionamento do município no cenário nacional.
“Como representantes do comércio é importantíssimo estarmos aqui discutindo esse tema, o aeroporto é um portal do município e da região oeste. Salientamos a importância do aeroporto não apenas para questões de viagens, mas também para o turismo, saúde, educação e principalmente, a geração de renda para o município”, destacou Geovani Zorzo, presidente da CDL.
“Hoje saímos daqui muito esperançosos com tudo que foi proposto, que seja realmente colocado em prática. Precisamos do aeroporto para que chegue no HO o órgão para transplante, os medicamentos nas UTI’s, o professor na UFOB, para o empresário vir investir na cidade, é para ver a peça e o mecânico do implemento agrícola que faz o PIB do Brasil ser um dos maiores e que a região oeste continue sendo destaque”, disse o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Barreiras (ACEB), Jorlando Neves.
Com a localização estratégica, o aeroporto não só encurta distâncias, mas também aproxima Barreiras das grandes cidades brasileiras, o que se reflete em inúmeras novas possibilidades também para o setor de saúde. A presidente do ICOB, Marizete Zution, citou o serviço aeroportuário como fundamental para o funcionamento do sistema de saúde em Barreiras.
“A importância do setor da saúde é imensa, não só para o instituto do câncer e para o hospital do câncer que ainda vai ser construído, mas para todo o setor da saúde que já está implantado em Barreiras. Contribui tanto para questões dos pacientes, tanto para profissionais que precisam ir e vir, a possibilidade de salvar vidas com a UTI aérea, medicamentos e exames”, disse Marizete.
O ex-deputado federal Carlos Tito, também tem sido um defensor da causa, buscando fortalecer as ações para a concretização dos investimentos. Durante a Tribuna Popular na casa legislativa, Tito destacou as próximas etapas a serem realizadas na requalificação do Aeroporto de Barreiras. “Tive a oportunidade, enquanto deputado federal, de conquistar o único e primeiro termo de compromisso, além de aportar quarenta milhões de reais de recursos do governo federal para realização dessa obra que agora já têm as duas licitações por parte do governo do estado. Ainda no mês de maio, o governador Jerônimo Rodrigues dará ordem de serviço para início dessa obra que terá duração de dezoito meses e a partir da sua inauguração trará resultados extraordinários para a população”, destacou Carlos Tito.
Após a exposição, a presidente em exercício Carmélia da Mata, concedeu tempo de fala para os vereadores presentes destacarem a importância do Aeroporto Regional de Barreiras, para o fortalecimento do desenvolvimento do município. Entre eles, Adriano Stein, Antônio Rocha Teixeira, Ben-Hir Aires, Delmah Pedra, Dicíola Figueirêdo, Heleina Chaves, Hipólito dos Passos de Deus, Izabel Rosas, José Pereira Rosa, Maria das Graças Melo do Espírito Santo, Silma Alves e Valdimiro José. A vereadora justificou ainda, a ausência temporária do presidente Yure Ramon, por motivos de saúde.
“A Câmara de Barreiras é um espaço democrático e nesta noite apresentamos diversas perspectivas de um tema de extrema relevância para diversos segmentos que beneficiam a população barreirense e região. Inclusive na área da saúde, muitos profissionais especializados vêm através desses voos para atender no HO e em outras unidades de saúde. Não podemos criar pânico na sociedade dizendo que o aeroporto vai fechar e sim, intensificar o nosso trabalho e parcerias para que a requalificação do aeroporto se concretize”, pontuou a vereadora Carmélia da Mata.
A Tribuna Popular sobre o Aeroporto Regional de Barreiras pode ser assistida no canal do YouTube da Rede Câmara. Link: https://www.youtube.com/watch?v=81qrwBsaMtM