Câmara de Barreiras realiza audiência pública sobre Cidadania e Conscientização Contra a Corrupção
Diante da luta pela construção de uma sociedade mais justa e transparente, a Câmara Municipal de Barreiras realizou na segunda-feira (19), a audiência pública intitulada “Cidadania e Conscientização Contra a Corrupção”, no plenário da Casa.
O evento de suma importância, especialmente durante a Semana de Combate à Corrupção, foi uma iniciativa da vice-presidente da Câmara, Carmélia da Mata, e contou com a presença de órgãos essenciais como o Ministério Público do Estado da Bahia – MPE-BA (Dr. Rodolfo Cabral), o Tribunal de Contas dos Municípios -TCM (Fernando Esquivel), a Procuradoria Municipal (Versyani Roque), a Fazenda Pública (Dr. Maurício Barra) e a OAB-Subseção Barreiras (Drª. Bárbara Mariani). Além de representantes de Instituições de Ensino Superior (Uneb, Ufob e IFBA) e do Observatório Social (Cornélio Filho), que enfatizaram o compromisso coletivo no enfrentamento desse fenômeno que deteriora as bases da democracia e fragiliza a confiança pública e privada.
“Este espaço de escuta e construção coletiva reafirma o nosso compromisso com a cidadania, com a transparência e, sobretudo, com o respeito ao povo que representamos. A democracia se fortalece quando nos reunimos para debater, refletir e buscar juntos os melhores caminhos”, enfatizou a vereadora, Carmélia da Mata.
O debate sobre corrupção é imprescindível não apenas para conscientizar a sociedade, mas também para fomentar a formação de jovens estudantes, como os acadêmicos da turma de Orçamento Público da Universidade Estadual da Bahia (UNEB) e os alunos do terceiro ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Tempo Integral Professora Kelly Magalhães, que prestigiaram a audiência.
É fundamental que os futuros cidadãos entendam a relevância da transparência, do controle social e da educação para a integridade, pilares que sustentam a cultura de responsabilização e combate à impunidade. “Quando falamos de corrupção falamos de um trabalho que tem que ser feito cultivado pela participação da sociedade. Essa participação está sendo feita, estamos aqui hoje em nome da universidade pública. Uma universidade que constrói jovens ativos, pensantes e críticos e isso já é um grande passo, mas acredito que para combater a corrupção de forma universal é necessário abrir mais espaços para os jovens. Cativar jovens para que façam parte da sociedade, não só com políticas públicas dentro da universidade trazendo pautas que incentivam a política dentro interna e externa também”, pontuou a acadêmica da UNEB, Evely Giovana Damasceno.
Durante a audiência, foram apresentados os pontos fortes das discussões, que incluíram a necessidade de promover uma educação voltada para a ética e a cidadania, bem como formas práticas de engajamento da população na fiscalização das ações governamentais. O diálogo aberto entre diferentes instituições e a comunidade é um passo importante para a construção de uma sociedade mais consciente e ativa em sua participação democrática.
O juiz de direito da Fazenda da Pública, Maurício Barra, destacou a mudança de valores familiares, como um fator que contribui para o declínio da construção de valores morais. “Essa audiência pública tem um grande relevo na nossa sociedade porque estamos aqui para debater um tema que é um diferencial para que tenhamos uma sociedade mais equilibrada, correta, é o que a gente espera para as futuras gerações. Não só a educação, mas a sociedade tem falhado muito especialmente os lares, as famílias, os valores dentro de casa se perderam e a gente precisa reestabelecer isso. É importante que com exemplos a gente consiga ter uma sociedade melhor. Parabenizo a Câmara de Vereadores pela iniciativa da realização dessa audiência pública”, afirmou o Dr. Maurício Barra.
Os vereadores Allan Kardec, Delmah Pedra, Izabel Rosa, José Pereira Rosa e Rider Castro, participaram da audiência pública. O presidente da Câmara, Yure Ramon, estava ausente por motivos de saúde e mesmo distante, desejou um bom evento a todos os participantes.
A ata da Audiência Pública está disponível no site da Câmara Municipal de Barreiras/Portal da Transparência, link: AUD – CIDADANIA E CONSCIENTIZAÇÃO.