Português (Brasil)

Projeto Anjinhos das Águas leva orientação sobre prevenção de afogamentos para estudantes da rede municipal de Barreiras

Projeto Anjinhos das Águas leva orientação sobre prevenção de afogamentos para estudantes da rede municipal de Barreiras

Compartilhe este conteúdo:

A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o 17º Batalhão de Bombeiros Militar (17º BBM), está realizando mais uma edição do projeto “Anjinhos das Águas” no Parque Natural Engenheiro Geraldo Rocha. A iniciativa atende crianças da rede pública municipal com atividades educativas voltadas à prevenção de afogamentos, cidadania, ética, meio ambiente e primeiros socorros.

Neste ano, participam do projeto estudantes das escolas municipais Caic e Tarsila do Amaral. As atividades acontecem no turno oposto ao horário escolar e contemplam crianças de 7 a 12 anos. Ao todo, 90 estudantes participam da terceira edição do projeto em Barreiras.

A coordenadora do projeto, a tenente Gomes destacou a importância da ação para a formação das crianças e para a conscientização sobre os riscos de afogamento na região Oeste da Bahia. Segundo ela, o objetivo é preparar os participantes para agir de forma segura em situações de emergência. “O projeto Anjinhos das Águas” é importante porque as crianças aprendem cidadania, ética, disciplina, meio ambiente e noções de salvamento e primeiros socorros para vítimas de afogamento. A nossa região possui muitos rios e cachoeiras e sabemos que o índice de afogamentos é grande. Por isso, trabalhamos a prevenção para que essas crianças sejam multiplicadoras dessas orientações”, explicou a coordenadora.

Gomes também ressaltou que o projeto é desenvolvido em várias cidades baianas e que, em Barreiras, a iniciativa já vem crescendo a cada edição. “A primeira edição aconteceu em São Desidério, com 60 crianças. No ano passado, realizamos a segunda edição aqui em Barreiras, atendendo cerca de 80 crianças. Neste ano, ampliamos para 90 participantes”, informou.

Com carga horária de 40 horas, o curso é realizado ao longo de uma semana e inclui orientações práticas e educativas, como nadar durante as atividades, noções de prevenção, segurança aquática e primeiros socorros. A estudante Eloá Sousa, de 10 anos, aluna da Escola Caic, falou sobre a experiência de participar do projeto. “Estou gostando muito. Acho que vou aprender muitas coisas importantes para a minha vida”.

A cerimônia de formatura dos participantes acontecerá na próxima sexta-feira (15), às 9h, no Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho, com a presença das famílias, autoridades, equipes escolares e coordenadores do projeto.

Informações de Dircom/PMB 

Compartilhe este conteúdo: